CAE votará dispensa de exame de cadastro para comprador de imóvel popular
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar, a partir de fevereiro, proposta do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que dispensa a exigência de análise da situação cadastral dos interessados em obter financiamento pelo Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). Este sistema responde pela operacionalização dos programas habitacionais destinados à população carente, mais prejudicada no processo de aquisição da casa própria, segundo Zambiasi, por exigências cadastrais excessivas.
Na CAE, a matéria (PLS 117/07) será examinada com parecer favorável do relator, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). O texto já passou pela avaliação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde foi aprovado parecer pela rejeição do relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). A votação na CAE será em decisão terminativa.
Zambiasi observa que os planos e programas do SNHIS, regidos pela Lei nº 11.124/05, resultam do primeiro projeto de lei de iniciativa popular acolhido pelo Congresso. Segundo lembrou, a matéria levou 15 anos para ser aprovada e, hoje, essas conquistas correriam o risco de serem frustradas pelas exigências "descabidas" dos agentes financeiros do SNHIS.
No caso da Caixa Econômica Federal, principal agente financiador, o parlamentar diz que as solicitações envolvem consulta dos interessados junto a diversas instituições de controle de crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o Serasa e o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Federal (Cadin).
Na avaliação de Zambiasi, essas exigências seriam não só danosas, mas também desnecessárias. Como os financiamentos envolvem hipoteca, argumenta que o credor já está suficientemente protegido contra possíveis inadimplências, pois esse mecanismo prevê a retomada o imóvel no caso da falta permanente do pagamento.
21/01/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hartung quer mais proteção para comprador de imóvel
Projeto amplia garantias ao comprador de imóvel
Comprador de imóvel tem direito a restituição de parcelas
Rejeitada dispensa de SPC para servidor comprar imóvel
COMPRADOR DE IMÓVEL TERÁ MAIS GARANTIA EM CASO DE QUEBRA DA CONSTRUTORA
Projeto prevê isenção de taxa para registro de imóvel popular