Hartung quer mais proteção para comprador de imóvel



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, projeto de lei do senador Paulo Hartung (PPS-ES) que estabelece a sucessão legítima, em direitos e obrigações, do incorporador imobiliário original pelo comprador do empreendimento. O objetivo é assegurar o cumprimento dos contratos.

- Temos assistido, no mercado imobiliário brasileiro, verdadeiras afrontas à poupança popular, sem que os consumidores tenham o mínimo de garantia de que o sonho da casa própria não venha a tornar-se um pesadelo com dimensões reais. O famoso caso Encol, uma potência imobiliária que ruiu e com a sua ruína levou ao desespero e ao prejuízo milhares de famílias brasileiras, é exemplar no sentido de que a sucessão do incorporador por outro nem sempre assegura aos adquirentes de unidade os seus direitos - explicou o senador na justificação da proposta.

Como é possível fazer a sucessão por ato simulado, mediante cessão de direitos e compra paralela do imóvel, Hartung assinalou que o projeto também prevê que, nesta hipótese, haveria responsabilidade solidária entre o adquirente-cessionário e o incorporador-cedente.

04/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMPRADOR DE IMÓVEL TERÁ MAIS GARANTIA EM CASO DE QUEBRA DA CONSTRUTORA

CAE votará dispensa de exame de cadastro para comprador de imóvel popular

Projeto amplia garantias ao comprador de imóvel

Comprador de imóvel tem direito a restituição de parcelas

Mozarildo quer mais proteção para a Amazônia

MOZARILDO QUER MAIS PROTEÇÃO PARA AMAZÔNIA