Câmara deve votar projeto que estimula doações a candidatos



Está pronto para ser votado, em regime de prioridade, na Câmara dos Deputados, projeto oriundo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e patrocinado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que estimula o financiamento lícito das campanhas eleitorais, mediante doações que poderão ser deduzidas no imposto de renda. O projeto (PLC 6803/06) encontra-se na Comissão de Finanças e Tributação daquela Casa, submetido ao relator, deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

A proposição altera a legislação do imposto de renda para permitir que as empresas façam doações a partidos políticos ou candidatos em campanha eleitoral, até o limite de 2% do lucro operacional por elas registrado, antes de computada essa dedução. O projeto estabelece que tais doações somente poderão ser feitas em cheque nominativo ou transferência bancária, devendo ser depositadas obrigatoriamente em contas abertas conforme instruções do TSE.

Caso essas doações ultrapassem o limite de 2% do lucro operacional da empresa, a quantia que exceder esse limite se caracterizará como contribuição não-dedutível para efeito de imposto de renda. As doações de pessoas físicas ficarão limitadas a 10% dos rendimentos brutos auferidos no ano que anteceder a eleição. O que for doado a mais será contabilizado como parcela não-dedutível.

De acordo ainda com o projeto, essas doações não poderão ser feitas por entidade ou governo estrangeiro, organismo da administração pública, entidade sindical, concessionário ou permissionário de serviço público.

E, a fim de não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o projeto estabelece que os benefícios fiscais de quem fizer essas doações estarão contidos nos limites hoje fixados para dedutibilidade de doações a entidades de assistência social. O projeto já foi votado no Senado e encaminhado à revisão da Câmara em junho passado.



25/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT deve votar projeto que estimula investimentos em eficiência energética na indústria nacional

Câmara deve votar em março projeto que redistribui 'royalties' do petróleo

Câmara deve votar no segundo semestre projeto do Senado em favor do consumidor

Câmara deve votar nesta semana projeto que criminaliza condutas ligadas à pedofilia

CCJ deve votar isenção de tributo para doações a entidades sem fins lucrativos

Nova enquete trata de projeto que veda doações diretas a candidatos e rateia valores entre os partidos