Câmara deve votar no segundo semestre projeto do Senado em favor do consumidor



A Câmara dos Deputados deve votar, no próximo semestre, projeto da senadora Lucia Vânia (PSDB-GO) que impõe ao fornecedor de bens e serviços a obrigação de alertar previamente o consumidor, de forma clara e destacada, sobre o direito de desistir da transação, bem como fornecer endereço físico ou eletrônico para que o comprador possa encaminhar notificação de desistência. No caso de descumprimento dessa norma, o prazo para desistir será de 90 dias.

De acordo com a senadora, o objetivo da iniciativa (PLS 424/07), aprovada em maio deste ano, é dar maior publicidade a um direito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, mas geralmente desconhecido dos consumidores brasileiros. Na opinião da parlamentar, "por falta de campanhas de esclarecimento, por parte do poder público, a população pouco ou nada sabe a respeito dessa norma de defesa".

Na justificação do projeto, ela afirmou que as empresas não se interessam em divulgar essa informação, crucial para o exercício do direito de arrependimento diante de uma compra mal feita. O Código de Defesa do Consumidor hoje garante ao cliente o direito de desistir de um contrato de venda, no prazo de sete dias, contados da data do recebimento do produto ou serviço, mas ele nunca é alertado sobre isso.

A proposta de Lúcia Vânia amplia esse prazo para 90 dias, caso o fornecedor não informe por escrito ao consumidor seu direito de desistência. A senadora lembra que a União Européia já recomenda que seus países-membros editem normas que obriguem o fornecedor a confirmar, por escrito, o direito do consumidor à rescisão de contratos e à desistência de aquisição de produtos.

Por isso, observando a necessidade de trazer ao ordenamento jurídico nacional disposição há muito bem sucedida em países de empreendedorismo avançado, ela propõe essa mudança legal. O projeto será analisado, de forma conclusiva, nos próximos dias pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição, Justiça e Cidadania, da Câmara dos Deputados.



25/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado deve votar mudança em favor do trabalhador

CAE deve votar projeto que amplia direitos do consumidor

Senado deve votar, neste semestre, vários projetos com benefícios a pessoas com deficiência

Câmara deve votar projeto que estimula doações a candidatos

Câmara deve votar em março projeto que redistribui 'royalties' do petróleo

Câmara deve votar nesta semana projeto que criminaliza condutas ligadas à pedofilia