Olivir Gabardo anuncia mudança na presidência de entidade ucraniana
O presidente da Representação Central Ucraniano/Brasileira, J. Welgacz, está se afastando do cargo, após oito anos à frente da entidade. O anúncio foi feito pelo senador Olivir Gabardo (PSDB-PR), que, quando foi secretário de Educação do estado do Paraná, trabalhou em parceria com o presidente da entidade em projeto de intercâmbio cultural entre professores paranaenses e ucranianos.
Um outro exemplo desse trabalho em conjunto, segundo o senador, foi o acordo estabelecido entre o Paraná e a Ucrânia para que médicos e enfermeiros ucranianos fossem treinados no estado para a prática de transplante de medula óssea. A técnica médica estava sendo ensinada aos profissionais daquele país para o atendimento das vítimas do então recente acidente nuclear de Chernobyl.
Segundo o senador, por causa desse contato com o presidente da representação ucraniana, ele pode afirmar como Welgacz -tem sabido honrar as tradições de seu povo e contribuído de forma brilhante para o estreitamento das relações entre Brasil e Ucrânia-.Olivir citou, ainda, outras ações de cooperação entre os dois países incentivadas pela Representação Central Ucraniano/Brasileira. Entre os feitos, estão a instalação da Embaixada e do Consulado Geral em Curitiba e a criação de cursos de pós-graduação de Literatura, História e idioma ucraniano.
Imigração
No Brasil, vivem hoje mais de 300 mil imigrantes ucranianos e descendentes. Desses, 90% estão no Paraná. Segundo Olivir, desde que os primeiros ucranianos chegaram ao país, no final do século 19, tem sido grande sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural do estado paranaense.
A Ucrânia, antiga república soviética, é independente desde agosto de 1991. Situada no centro-leste europeu, o país tem mais de 52 milhões de habitantes e participa cada vez mais da economia mundial, sobretudo nas áreas de metalurgia, engenharia mecânica e maquinaria.
13/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Olivir Gabardo anuncia dois projetos de lei
Líder do PSDB homenageia Olivir Gabardo
Olivir Gabardo avalia denúncia contra ministro do STJ
Olivir Gabardo manifesta apoio à CPI sobre envio irregular de dinheiro ao exterior
Olivir Gabardo propõe debates para suspensão da moratória para os transgênicos
Camata anuncia que brasileiro deve assumir presidência de entidade mundial de profissionais liberais