Camata lamenta que gasolina brasileira seja a mais cara da América do Sul



Ao discursar no Plenário nesta quinta-feira (18), o senador Gerson Camata (PMDB-ES) lamentou que os brasileiros tenham de pagar pela gasolina mais cara da América do Sul. Para o senador, de nada adianta o Brasil ter conquistado a auto-suficiência na produção de petróleo se a população não é beneficiada.

- O Brasil alcançou auto-suficiência de petróleo, nós, brasileiros, ficamos orgulhosos. Mas o povo brasileiro não ganhou nada com a auto-suficiência. Continuou pagando a gasolina mais cara da América do Sul - disse Camata.

No entanto, continuou o senador, a culpa pelo alto preço da gasolina brasileira não é culpa da Petrobras, mas sim dos 58% de tributos que incidem sobre o combustível.

Camata relatou ter viajado ao Uruguai, onde viu carros de passeio que funcionam a diesel (carros esses produzidos no Brasil e exportados para o Uruguai), sendo muito mais econômicos que os carros movidos a gasolina ou álcool.

Camata fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido do governo federal permitir que a população brasileira também possa comprar carros a diesel.

18/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gasolina brasileira é a mais cara da América do Sul, lamenta Gerson Camata

Camata classifica de "tapa na cara" do Exército a anistia concedida a Lamarca

Camata pede que seu projeto sobre ortotanásia seja discutido

Camata cobra 'erros da Petrobras' em investimentos na América do Sul

Gasolina brasileira está com 94% menos enxofre em 2014

Gasolina brasileira terá teor de enxofre reduzido a partir de 2014