Camata propõe que táxis tenham dispositivo luminoso de segurança



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai analisar projeto do senador Gerson Camata (sem partido-ES) que obriga a instalação de um indicativo luminoso de segurança nos táxis. O dispositivo seria colocado em local de grande visibilidade no veículo e poderia ser acionado facilmente pelo motorista em situações suspeitas ou de perigo real.

-Pelas características do trabalho, contato com o público em geral, corridas em itinerários diferenciados, que podem incluir subúrbios pouco habitados ou locais arriscados e, ainda, os horários noturnos, a profissão de motorista de táxi apresenta condições que expõem esses profissionais a situações reais de perigo-, afirma o senador na justificação do projeto.

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), citada por Camata, aponta que 58,4% dos taxistas acreditam ser o item -assaltos/roubos- o principal problema que aflige sua categoria.

O projeto tramita em caráter terminativo. Se aprovado na comissão, segue direto para a análise pela Câmara dos Deputados, salvo se houver requerimento de pelo menos nove senadores para que o Plenário delibere sobre a proposta.



26/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp propõe que veículos tenham dispositivo sonoro para sinalizar a ré

Camata propõe criação de comissão para discutir segurança pública

LAURO PROPÕE QUE CAMINHÕES E TÁXIS NÃO PAGUEM PEDÁGIO

Renan Calheiros propõe medida para ampliar renovação da frota de táxis

Carlos Wilson propõe que despesas com educação tenham dedução integral no IR

Paim propõe que deficientes auditivos tenham isenção de IPI na compra de automóveis