Campeões olímpicos pedem apoio da CAS para aprovação de recursos para o esporte



Os campeões olímpicos Lars Grael, de iatismo, e Paulão, de vôlei, pediram aos senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que lutem pela aprovação, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, de uma emenda no valor de R$ 467 milhões para o Ministério do Esporte e Turismo.

Segundo os atletas, os recursos são essenciais para que o ministério possa concretizar dois programas: o "Esporte Solidário" e o "Esporte na Escola". Para os campeões olímpicos, o esporte deve ser mais incentivado e valorizado como meio de ação social, principalmente nas comunidades carentes e nas escolas públicas.

Lars Grael informou que o programa "Esporte na Escola" é "uma grande causa", já que facilitará o retorno da Educação Física como disciplina obrigatória nas escolas da rede pública em todo o país. Os novos recursos, observou, permitirão a construção de quadras esportivas, a capacitação de professores e a compra de material esportivo. "A conseqüência disso é a formação de novos talentos", previu Lars Grael.

O ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Paulão acrescentou que o esporte não pode ser mais visto como uma "mera escolinha", mas sim como um forte instrumento de educação e da própria melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que o praticam. Para isso, observou, é preciso a canalização de mais recursos para o setor. Atualmente, os dois atletas trabalham na Secretaria Nacional de Esporte.

17/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudantes pedem a Sarney apoio para aprovação do Estatuto da Juventude

Ministro pede apoio a senadores para desbloquear recursos para o esporte

Prefeitos pedem a Sarney apoio para aumentar recursos municipais

Senadores pedem mais apoio ao esporte de base

Delegação brasileira nos Jogos Militares terá campeões olímpicos e mundiais

Ministério do Esporte lança edital para apoio a eventos de Esporte Educacional