Ministro pede apoio a senadores para desbloquear recursos para o esporte



O ministro do Esporte, Orlando Silva, pediu nesta quarta-feira (8) apoio dos membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para que ajudem a desbloquear parte dos recursos orçamentários destinados ao setor para 2009, que se encontram contingenciados pelo governo federal em virtude da crise financeira. Ele informou que, do total de R$ 1,3 bilhão aprovados no Orçamento da União para este ano, apenas R$ 194 milhões foram liberados, ou seja, menos 86% do total das verbas.

- A falta dos recursos vem inibindo as atividades do ministério. É preciso sensibilizar o governo e o Ministério da Fazenda para que desbloqueiem os recursos -resumiu Orlando Silva.

O presidente da CE, senador Flávio Arns (PT-SC), ao mostrar-se sensibilizado com o pedido do ministro, anunciou, em nome do colegiado, que enviará solicitação ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que recomponha o orçamento do Ministério do Esporte.

O pedido de Orlando Silva foi feito durante audiência pública realizada pela CE, destinada a discutir os programas prioritários e metas do Ministério do Esportepara 2009.

Rio 2016

Sobre a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para receber as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de 2016, Orlando Silva mostrou-se otimista com a realização dos jogos no país. Garantiu que o projeto brasileiro está tendo "uma fabulosa" repercussão em todo o mundo, contando, inclusive, com apoio da comunidade olímpica brasileira.

O ministro reconheceu que há um déficit tanto na estrutura como em equipamentos esportivos, mas admitiu que sua pasta vem desenvolvimento ações para promover a inclusão social pelo esporte. Como exemplo, informou que o programa Segundo Tempo, que funciona em núcleos regulares três vezes por semana, já está presente em 1.366 municípios brasileiros, atendendo a mais de 980 mil crianças e adolescentes.

Ele também destacou a criação do programa Bolsa-Atleta, destinado a incentivar a permanência de atletas sem patrocínio nas respectivas atividades esportivas, informando que o programa atende a 3.313 pessoas. Orlando Silva também colocou em relevo a construção de cinco centros de excelência esportivos para aperfeiçoar, tecnicamente, jovens atletas. Dos cinco centros, dois - o de Manaus e o de Maringá (PR) - já estão em funcionamento. Os outros três centros, em Goiânia, Recife e Campinas (SP), conforme garantiu o ministro, estarão concluídos até o fim do ano.



08/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro pede recursos para esporte nas escolas

Ministro do Esporte pede apoio para simplificar licitação em obras da Copa e das Olimpíadas

Ministro do Esporte pede liberação de recursos para apoiar candidatura do Brasil a sede das Olimpíadas de 2016

Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará

Ministro do Esporte busca apoio de Garibaldi para mudar Lei Pelé

Campeões olímpicos pedem apoio da CAS para aprovação de recursos para o esporte