CAMPOS QUER INTEGRAR O MERCOSUL AO BRASIL INTEIRO



"É preciso interiorizar o Mercosul, impedindo que venha a favorecer algumas regiões do Brasil em detrimento de outras, contribuindo para as tendências de segregação regional", enfatiza o senador Júlio Campos (PFL-MT), propondo uma diversificação dos troncos de transporte para escapar do modelo de concentração litorânea e conseguir a integração das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste ao Mercosul.

Para Júlio Campos, hoje a principal rota de comércio do Mercosul está centrada no eixo rodoviário São Paulo-Buenos Aires. "O transporte de mercadorias comercializadas com a Argentina e o Uruguai passa pelo eixo da BR-116 . Até mesmo com o Paraguai, o comércio passa pela BR-116, no trecho São Paulo e Curitiba", critica.

- Essa rota quase litorânea consolidou-se pela atração dos grandes centros industriais e consumidores situados ao longo de sua extensão.Ora, essa configuração e esse paradigma devem ser superados: devemos evoluir para algo mais flexível e inteligente. Entre outras desvantagens, a concentração na BR-116 provoca saturação em vários segmentos, criando congestionamentos crônicos na cidade de São Paulo, por causa dos inúmeros caminhões pesados que passam pelas marginais paulistanas com destino ao sul do país, Uruguai e Argentina - observou

Como alternativa a esse modelo, Campos propõe a diversificação dos troncos de transporte, começando pelo oeste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em seguida, o Triângulo Mineiro e, aos poucos, agregando o norte de Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Para viabilizar essa proposta, é indispensável um esforço conjunto do governo federal, estados e municípios", alertou.

Entre as primeiras providências, Júlio Campos cita a necessidade de reforçar o eixo da BR-153, que passa por Passo Fundo, União da Vitória, SãoJosé do Rio Preto e Goiânia. "Esse já seria um importante passo de interiorização de desenvolvimento e racionalidade estratégica. Também se poderia propiciar melhorias imediatas nos trechos rodoviários de maior demanda, bem como promover a construção e operação de postos fiscais internacionais, nas rotas alternativas, para consolidar esses eixos como rotas de integração do Mercosul", ressaltou o senador.



27/03/1998

Agência Senado


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