Suplicy quer que criação de novos estados dependa de consulta à população do país inteiro



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso nesta quarta-feira (24), anunciou que apresentará um projeto de lei (PLS) e um de decreto legislativo (PDS), para modificar a definição de "população diretamente interessada" na criação de novos estados da federação brasileira. Ele pretende permitir que os eleitores dos 27 estados participem dos plebiscitos para a criação de novos estados. Atualmente, só o eleitorado do estado a ser dividido deve ser consultado, como será o caso de Carajás e Tapajós, que podem se separar do Pará.

Segundo o senador, os cidadãos de todos os estados devem ser ouvidos porque acabam sendo afetados pelas despesas decorrentes da criação de uma nova unidade da federação, especialmente com respeito às consequências de se modificar o número de deputados e senadores.

Suplicy também defendeu a permanência da sede do Parque Nacional da Serra da Bocaina no município de São José do Barreiro (SP), estância turística do estado. Além dos motivos econômicos que beneficiam a cidade, a permanência da sede em São José do Barreiro é estratégica, pela proximidade com a sede do Parque Nacional do Itatiaia, o que permite o estabelecimento de apoio e parceria entre os dois.

O senador também cobrou melhorias para a trafegabilidade da região, especialmente na rodovia SP 211, que atualmente só permite a passagem de veículos com tração, e prioridade para apoio pessoal e de material destinado ao Parque da Serra da Bocaina.



24/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo quer a redivisão do país com a criação de novos estados, e não territórios

Vanessa Grazziotin quer consulta à população sobre participação da mulher na política

Eduardo Suplicy defende consulta a todo o país sobre divisão do Pará

Mozarildo defende a criação de novos estados

Mozarildo defende criação de novos estados

Mozarildo insiste na criação de novos estados e territórios