Canais do rio São Francisco levam desenvolvimento ao sertão



Os canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), maior obra hídrica em execução no Brasil, não vão levar apenas água de qualidade para mais de 390 municípios que sofrem com a seca em quatro estados do Nordeste. Eles também levarão muita informação, por meio do programa Comunicação Itinerante, que divulga ações ambientais, atividades sociais e de capacitação para moradores da área de influência do projeto.

As atividades vêm sendo realizadas desde janeiro de 2014 nos centros de cidades cearenses, paraibanas e pernambucanas por onde a obra passa. O programa visitou os municípios de Verdejante (PE), Barro (CE) e Monteiro (PB) por meio de encontros em escolas públicas e também são realizados em praças públicas.

Ao todo, cerca de mil pessoas participaram das seis ações realizadas nos municípios de Sertânia, Cabrobó, Betânia, localizados em Pernambuco, e nas cidades de Penaforte, Jati e Mauriti, que ficam no Estado do Ceará.

Obra em pleno vapor

O Projeto de Integração de São Francisco é uma obra complexa e a previsão é que ela seja entregue no segundo semestre de 2015. Cerca de 8,7 mil profissionais atuam ao longo dos 477 km de extensão dos Eixos Norte e Leste, 24 horas por dia, e 54% do empreendimento foi executado.

Uma construção desse porte se depara com desafios imprevisíveis, o que pode gerar ajustes no projeto e no cronograma. “A obra é complexa na medida em que ela desce de nível na direção em que o terreno sobe”, explicou o engenheiro Jair Garcia, que trabalha que trabalha no Eixo Norte do PISF.

Fonte:

Programa de Aceleração do Crescimento



17/02/2014 17:58


Artigos Relacionados


Obras levam água a municípios do sertão de Pernambuco

Estado e MP levam curso de cidadania a Francisco Morato

Educação em tempo integral e empreendedorismo levam ao desenvolvimento, diz Adelmir Santana

Tasso enfrenta FHC no Sertão

Mutirão atende mulher no sertão

Canal leva água à alagoanos do sertão