Candidato à presidência de El Salvador pede a Garibaldi que mande observadores para as eleições daquele país
O candidato oposicionista à Presidência de El Salvador, Mauricio Funes, visitou, na manhã desta quarta-feira (21), o presidente do Senado, Garibaldi Alves, a quem pediu que enviasse uma missão de senadores brasileiros para observar as eleições naquele país, em 15 de março de 2009. Representante da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), ele disse temer pela falta de transparência no processo eleitoral.
Ao sair do encontro com Garibaldi Alves, Mauricio Funes informou que esta é a primeira vez, em seu país, que uma força política de oposição ameaça o partido que está no poder, daí porque ele teme retrocessos no processo de estabilização democrática de El Salvador.
- Sou candidato a presidente da República pela primeira força política de oposição, uma força de esquerda. Estamos à frente nas pesquisas, mas tememos retrocesso sobre a transparência do processo eleitoral. Uma missão de observadores, integrada por um bloco de senadores brasileiros, de diferentes bancadas, poderia dar confiança, transparência e garantia de que vamos enfrentar eleições equitativas para todas as forças políticas. De modo que apresentei essa solicitação para que o Senado brasileiro considere esse convite para formar um bloco de senadores que atue na qualidade de observadores internacionais das eleições em meu país - disse.
Mauricio Funes disse ter fundamentadas dúvidas de que, em seu país, a direita possa recorrer à fraude eleitoral ante a possibilidade de uma alternância de poder. De acordo com seu relato, o presidente do Senado lhe informou que é interesse do Legislativo brasileiro formar essa comissão observadora para acompanhar o processo eleitoral de El Salvador em março do próximo ano.
21/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi é confirmado como candidato do PMDB à Presidência do Senado
Garibaldi acredita ter maioria de votos na disputa pela Presidência do Senado se Sarney não for candidato
Raupp comunica que Garibaldi é o candidato do PMDB à Presidência, mas senadores questionam juridicidade da candidatura
Embaixador da Índia receberá dados sobre pedófilos daquele país que atuam no Orkut
Mozarildo pede mobilização do país para "expulsão" de maus políticos das eleições de 2010
Para José Alencar, PFL não irá lançar candidato à Presidência do Senado