Cândido quer que subcomissão do Senado investigue acidente em plataforma



Ao lamentar as explosões ocorridas na madrugada desta quinta-feira (dia 15) na plataforma Petrobras 36 (P-36), a maior do mundo, situada em Macaé, na Bacia de Campos (RJ), o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) informou que apresentará requerimento para que o assunto seja investigado pela subcomissão da Comissão de Infra-Estrutura destinada a analisar acidentes que acarretem danos ambientais.

O senador, que está em São Luís (MA) participando de investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o roubo de cargas no Brasil, lembrou que esta não é a primeira vez que a Petrobras enfrenta situações parecidas. Nos últimos anos, disse o senador, vários acidentes ocorreram, como os vazamentos de óleo na Baía da Guanabara e na refinaria do Paraná e o incêndio na Refinaria Landulfo Alves, na Bahia, que causou a morte de um funcionário e ferimentos em vários outros trabalhadores.

- Infelizmente está se confirmando o que vínhamos falando há algum tempo: que a direção da Petrobras não tem condições morais para continuar administrando a empresa - afirmou.

Geraldo Cândido cobrou a responsabilização dos dirigentes da Petrobras pelas explosões e por outros acidentes que vêm ocorrendo. "Vamos apurar na subcomissão, e para isso queremos contar com a colaboração do Ministério Público e da Polícia Federal", disse o senador pelo Rio de Janeiro.

Na opinião de Geraldo Cândido, as explosões ocorridas na Bacia de Campos significam que a Petrobras "continua despreparada ou está atuando de forma irresponsável" no sentido de evitar que novos acidentes ocorram. Ele considerou inadmissível que uma empresa de tamanho porte não invista na qualidade de suas instalações e equipamentos para garantir a segurança e a vida de seus empregados e a preservação do meio ambiente.

Cândido manifestou ainda solidariedade e pesar pela morte de uma pessoa e lamentou o desaparecimento de nove funcionários e os ferimentos graves sofridos por outro empregado (até a realização da entrevista com o senador, a empresa divulgou que estas teriam sido as vítimas do acidente).

15/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer que Subcomissão da Amazônia investigue denúncias de conflitos na região

CÂNDIDO FALA À TV SENADO SOBRE ACIDENTE ECOLÓGICO NA BAÍA DA GUANABARA

Acidente com plataforma P-36 pode ser debatido em audiência pública da CI

Heloísa Helena quer que Senado investigue denúncias de corrupção

Flexa Ribeiro quer que Senado investigue se há escravidão em usina paraense

Capiberibe quer que Senado investigue denúncia de maus-tratos contra líderes do MST