Cândido reclama recursos para hospitais do RJ



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) denunciou a irresponsabilidade do governo do Rio, que, em sua opinião, não teria tomado medidas concretas a favor dos hospitais do estado, que estão prestes a fechar as portas. De acordo com o senador, a legislação que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) estabelece que somente os governos locais podem gerir hospitais, "mas temos que garantir os recursos para esta gestão".

A municipalização dos hospitais colaborou para o agravamento da crise, no entendimento do senador. Com isso, a população não pode contar com o atendimento local e tem de procurar ajuda médica nos grandes centros urbanos.

O senador citou o caso do Hospital Geral de Nova Iguaçu, que ficou fechado durante cinco anos e só foi aberto depois de muita luta e reivindicação da população. "Apesar da falta de material, o hospital atende à população carente da região de Posse, Nova Iguaçu, que soma mais de 3 milhões de habitantes", ressaltou.

Tal situação não é o que está determinado na Constituição, enfatizou Cândido. Pela Carta, a saúde é direito de todos e dever do Estado, que, por meio de políticas sociais e econômicas, deve reduzir o risco de doença e assegurar "acesso universal igualitário às ações e serviços".



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


FREITAS NETO RECLAMA MAIS RECURSOS PARA O PIAUÍ

MAURO MIRANDA RECLAMA DE CORTE DE RECURSOS PARA GOIÁS

Eduardo Azeredo reclama mais recursos para o Ministério da Defesa

GERALDO CÂNDIDO PEDE MAIS RECURSOS PARA ÁREA SOCIAL

Técnico da Embrapa reclama de escassez de recursos para pesquisas sobre aquecimento global

Pavan reclama da redução de recursos para combate à Aids nos programas executados em Santa Catarina