Capiberibe defende divulgação de contas públicas na Internet



O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu nesta quarta-feira (21) em Plenário a divulgação obrigatória na Internet da execução dos orçamentos da União, dos estados e dos municípios. Esta seria uma importante forma de controle social sobre o uso do dinheiro público, segundo o parlamentar.

Autor de um projeto com esse objetivo em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Capiberibe levou a Plenário um modelo de divulgação hoje utilizado pelo governo do Amapá. Lendo um trecho da página eletrônica, o senador observou que foram feitas compras de um mesmo produto (um soro para uso hospitalar) com preços diferentes.

- Com esse sistema, é possível a qualquer cidadão controlar como o governo está executando o orçamento - disse Capiberibe, ex-governador do Amapá.

Fazendo uma pequena digressão sobre a palavra "República", o parlamentar lembrou que o termo vem do latim res publica e significa "coisa pública". Assim, quando o conhecimento do que se faz com o dinheiro do contribuinte fica acessível apenas a alguns, o sentido da República é corrompido, passando o Estado a servir a interesses privados.

- É preciso tornar o orçamento novamente público por meio da Internet - pregou Capiberibe.



21/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe defende divulgação na internet da folha de pagamento dos órgãos públicos

Capiberibe defende mecanismos de transparência nas contas públicas

Casagrande alerta para obrigação de divulgação das contas públicas

Capiberibe pede a Lula que divulgue as contas do governo na Internet

Capiberibe quer prestação de contas de todas as autoridades públicas

Capiberibe comemora aumento da transparência nas contas públicas dos estados