Capiberibe quer prestação de contas de todas as autoridades públicas



O senador João Capiberibe (PSB-AP) pediu que o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Ramez Tebet (PMDB-MS), designe um relator para projeto de sua autoria, de 2003, que determina a prestação de contas diariamente por todas as autoridades públicas, via internet. Para o parlamentar, a aprovação da matéria seria o início da reforma política e um passo para reduzir a desconfiança da população na classe política.

O representante amapaense citou pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket segundo a qual 63% da população -confia pouco ou nunca confiou nos políticos-. A pesquisa traz também índices de desconfiança para a Justiça (44,2%), para governadores (25,1%) e para o presidente da República (24,4%).

- Isso nos diz respeito: nos causa desconforto sermos olhados com profunda desconfiança pelos cidadãos - afirmou o senador.

Para Capiberibe, os parlamentares têm de -dar uma resposta a essa desconfiança absurda-. Um dos caminhos, afirmou, seria a transparência dos orçamentos públicos. Ele observou que, no orçamento da União, 50% dos recursos são destinados ao pagamento de dívidas.

- Nós conduzimos o Brasil para este beco sem saída. Essa dívida passou pela aprovação do Senado e da Câmara dos Deputados - disse.

O parlamentar lembrou que o presidente do Senado, José Sarney, ressaltou, em seu discurso de posse, a necessidade de se colocar a reforma política como prioridade no Congresso. Ele lembrou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, citou a necessidade de se abrir a -caixa-preta- do Poder Judiciário para afirmar, em seguida, que os parlamentares têm de abrir sua própria -caixa-preta-.

O senador anunciou que, em breve, sua página na Internet prestará contas dos R$ 12 mil destinados a ele e aos outros senadores para manutenção de um escritório no estado. Informou que apenas o senador Jefferson Péres (PDT-AM) não recebe esta verba, por ter espontaneamente renunciado a ela.

- O contribuinte tem o direito de saber quanto custa o Senado - afirmou, lembrando que o governo do Amapá já informa a execução orçamentária na rede mundial de computadores.

O parlamentar sugeriu que se faça também uma -discussão mais ampla- da própria dívida pública, onde também os credores dariam sua contribuição -para alavancar a economia brasileira-. Para ele, o Brasil já tem autoridade para propor uma renegociação dessa dívida.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) parabenizou Capiberibe por defender a realização da reforma política. A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), por sua vez, defendeu a aprovação do projeto como -o início de uma grande reforma política-.



28/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe quer propiciar acesso às contas públicas ao cidadão comum

Capiberibe quer maior participação da sociedade na fiscalização das contas públicas

Senadores apoiam PEC que obriga prestação de contas de autoridades

Capiberibe defende divulgação de contas públicas na Internet

Capiberibe defende mecanismos de transparência nas contas públicas

Capiberibe comemora aumento da transparência nas contas públicas dos estados