Capital estrangeiro pode entrar na comunicação





Capital estrangeiro pode entrar na comunicação
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira à noite a emenda constitucional que permite a participação de capital estrangeiro nas empresas de comunicação. A proposta será submetida a votação em segundo turno na Casa, provavelmente na próxima semana, para depois seguir ao Senado.

O placar registrou 406 votos a favor, 23 contrários e 2 abstenções. O projeto permite a participação de até 30% de capital estrangeiro em jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. Permite também que pessoas jurídicas nacionais possam participar de até 100% das empresas. Hoje, apenas brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos podem ser proprietários de jornais, revistas, rádios e TVs.

A partir de agora nossas empresas vão-se capitalizar, se modernizar, aumentar o mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional", afirmou o relator do projeto, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). O texto aprovado foi resultado de um acordo entre deputados governistas e de oposição com o apoio dê entidades representativas de empresas jornalísticas.


Capital estrangeiro pode entrar na comunicação
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira à noite a emenda constitucional que permite a participação de capital estrangeiro nas empresas de comunicação. A proposta será submetida a votação em segundo turno na Casa, provavelmente na próxima semana, para depois seguir ao Senado.

O placar registrou 406 votos a favor, 23 contrários e 2 abstenções. O projeto permite a participação de até 30% de capital estrangeiro em jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. Permite também que pessoas jurídicas nacionais possam participar de até 100% das empresas. Hoje, apenas brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos podem ser proprietários de jornais, revistas, rádios e TVs.

A partir de agora nossas empresas vão-se capitalizar, se modernizar, aumentar o mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional", afirmou o relator do projeto, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). O texto aprovado foi resultado de um acordo entre deputados governistas e de oposição com o apoio dê entidades representativas de empresas jornalísticas.


Maluf erra e prejudica o time de Olívio Dutra
Governador Anthony Garotinho (PSBJRJ) foi pior no desempenho Individual. O vencedor foi o deputado federal Marcondes Gadelha (PFL/PB), que levou R$ 500 mil

Petistas e pefelistas ajudando uns aos outros para ganhar R$ 1 milhão. Essa cena aconteceu na tarde de terça-feira, em São Paulo, du ante a gravação do "Show d Milhão", do SBT. A convite de Silvio Santos, 12 políticos responderam a perguntas sobre conhecimentos gerais para o programa, que irá ao ar no dia 30.
Três foram sorteados para responder às perguntas individualmente:os governadores Anthony Garotinho (PSB/RJ), Marconi Perillo (PSDB-GO) e o deputado federal Marcondes Gadelha (PFL/PB) . Os demais - os governadores Olívio Dutra (PT/RS), Albano Franco (PSDB/SE), César Borges (PFL/BA), Hugo Napoleão (PFL/PI), Esperidião Amin (PPB/SC) e Jaime Lerner (PFL/PR) e os deputados federais Roberto Jefferson (PTB) e Aloizio Mercadante (PT) - formaram um time.


Roseana será investigada por desvios na Sudam
O Ministério Público Federal ajuizou ação civil contra a govrnadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), e o marido dela. Jorge Murad. Os dois são acusados da prática de "atos de improbilidade administrativa".


Editorial

Marca Brasil de qualidade

Embora trace um quadro otimista do agribusiness brasileiro para 2002, o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, recomenda que o Brasil faça mais marketing no exterior e intensifique suas relações comerciais. Lembrando que as exportações são vitais para o País, Pratini afirma que, para abrir mais mercados no exterior, é importante criar marcas genuinamente brasileiras. Ele exemplificou com o "bife verde", ou orgânico, que tem mercado lá fora, e com as frutas brasileiras, que passaram a ser distribuídas nas grandes redes de supermercados da Europa e dos Estados Unidos.
A "marca Brasil" já foi testada com êxito no mercado internacional de frangos, carne de porco e carne bovina.
Outro exemplo significativo parte aqui do nosso Estado. Os produtores de vinhos finos do Vale dos Vinhedos - de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul - estão tendo êxito em sua caminhada para a obtenção do "selo de qualidade", primeiro passo para a grande batalha de exportação, que, por sua vez, passa pelo aumento do consumo interno. O consumo anual per capita no Brasil é de apenas 1,8 litro por ano, contra 29,5 litros no Chile e muito abaixo do dos campeões da exportação de vinho, França (64,5 litros), Itália (60,2 litros) e Portugal (55 litros).
Nos últimos anos, as safras do Vale dos Vinhedos ganharam qualidade, prêmios internacionais, e houve aumento de consumo e do turismo na região. Se for mantida esta tendência, em pouco tempo os vinhos brasileiros, especialmente os gaúchos, poderão surpreender o mundo.
O aumento das exportações é um passo importante na longa escalada que o Brasil deve incorporar ao exercício de seu desenvolvimento, e ele passa obrigatoriamente pela alta qualidade dos produtos.


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12/13/2001


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