Caravana da Anistia julga sete processos de ex-presos e perseguidos políticos no sábado (30)



A cidade do Rio de Janeiro recebe, neste sábado (30), a 49ª Caravana da Anistia – atividade itinerante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça que analisa e julga processos de ex-perseguidos políticos. O evento faz parte das comemorações dos dez anos da Comissão de Anistia e os três anos das caravanas que já percorreram quase todo o País.

A caravana do Rio de Janeiro julgará sete processos de ex-presos e perseguidos políticos. São jornalistas, advogados, professores e servidores públicos que lutaram pela democracia no Brasil e contra o regime militar (1964-1985).

Participam da cerimônia de abertura, às 14h30, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Comissão de Anistia da Pasta, Paulo Abrão.

A caravana ainda irá homenagear o Brigadeiro Rui Moreira Lima. Piloto militar de caça brasileiro e um dos três únicos caçadores veteranos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ainda vivos. Com 92 anos, Moreira Lima é autor de dois livros - Senta a Pua e O Diário de Guerra. Até março de 2011, mais de 16 mil pessoas acompanharam as 48 edições do projeto. Cerca de mil requerimentos já foram julgados durante as sessões.

Conheça os processos que serão julgados durante a 49ª Caravana na página do Ministério da Justiça.


Fonte:
Ministério da Justiça



29/04/2011 12:20


Artigos Relacionados


Caravana da Anistia recomeça a julgar processos de perseguidos políticos no País

Caravana da Anistia chega a 51ª edição e julga 21 processos em Recife

Caravana da Anistia julga processos de grevistas do Polo de Camaçari durante ditadura

Caravana julga 32 pedidos de anistia em Florianópolis

Caravana da Anistia julga pedidos de reparação em Foz do Iguaçu

Comissão concede anistia a filhos e netos de perseguidos políticos