Carlos Bezerra critica demora na liberação de bananas produzidas no MT



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) fez um apelo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Instituto de Defesa Animal (Indea) para que os órgãos agilizem a emissão de certificados de comprovação de qualidade das bananas produzidas no Mato Grosso. Segundo o senador, sem esse documento a produção da fruta não é liberada para comércio, dificultando a delicada situação econômica dos pequenos agricultores da região.

A necessidade de um certificado existe desde que, em 1999, as plantações de banana do Mato Grosso começaram a ser atacadas pelo fungo sigatoka negra. Por conta da praga, somente os produtos comprovadamente livres do mal podem ser comercializados. O problema, conforme Carlos Bezerra, está na demora com que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oficializa o pedido do Indea para liberar a produção de algum agricultor. Em média, são dez dias de espera. Essa falta de agilidade, segundo o senador, prejudica ainda mais a condição dos produtores da região, que já aumentaram de três a quatro vezes seus gastos, na busca pela erradicação da praga.

Carlos Bezerra destacou, no entanto, que o Indea vem desenvolvendo um bom trabalho de controle do fungo no Mato Grosso, ajudando, principalmente, os agricultores que não conseguem arcar com os gastos da eliminação da sigatoka negra. O instituto precisa apenas, conforme o senador, se esforçar para que os produtores de áreas comprovadamente livres da praga não corram o risco de perder sua produção, na espera pelo certificado de qualidade.



08/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos critica demora na liberação de obra em Tocantins

Patrocínio critica demora na liberação de recursos para programas de qualificação profissional

Carlos Bezerra: "Congresso não vai autorizar liberação de dinheiro para obras irregulares"

Carlos Bezerra critica a atuação da ANP

Carlos Bezerra critica atuação da Anatel

Carlos Bezerra critica a organização sindical Fenaprofar