Carlos Bezerra defende campanhas públicas sobre riscos da obesidade



Preocupado com o riscos que a obesidade causa à saúde, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) conclamou os poderes públicos, os educadores, os trabalhadores da área de saúde e as famílias a se empenharem na luta contra as causas do problema. O senador mencionou em especial a obesidade infantil, que, segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade aumentou de 3% para 15% entre 1975 a 1997.

O senador citou estudos segundo os quais a probabilidade de uma criança com sobrepeso tornar-se obesa é de 70%, enfatizando que doenças sérias como infarto do miocárdio, derrame, diabetes tipo dois, arteriosclerose precoce, hipertensão, depressão, doenças articulares e gota podem ser provocadas ou acentuadas pelo excesso de gordura no organismo. Ele ressaltou que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, as pessoas obesas têm uma probabilidade de morrer precocemente dez vezes maior que as não obesas.

Entre as causas da obesidade infantil, Carlos Bezerra citou a mudança na rotina das crianças, que têm substituído as brincadeiras ao ar livre por TV, computador e vídeo games, e o consumo de comidas industrializadas, -de grande poder de sedução, mas de baixa qualidade nutritiva-.

Carlos Bezerra afirmou que uma solução verdadeira e duradoura para o problema só pode ser alcançada com a realização de amplas campanhas educativas que conscientizem pais e crianças sobre o problema e estimulem a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de esportes e atividades ao ar livre.




20/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet abre simpósio sobre riscos da obesidade

CARLOS BEZERRA DEFENDE REPRESENTANTES COMERCIAIS

CARLOS BEZERRA DEFENDE REATIVAÇÃO DO PROALCOOL

CARLOS BEZERRA DEFENDE REFORMA FISCAL

CARLOS BEZERRA DEFENDE CONSTRUÇÃO DE HIDROVIA

CARLOS BEZERRA DEFENDE REFORMA AMPLA DO ESTADO