CARLOS BEZERRA DEFENDE REFORMA AMPLA DO ESTADO



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu hoje (dia 24) uma reforma ampla do Estado brasileiro, sob o argumento de que é inadmissível a absorção, pela União, de 60% dos recursos arrecadados, distribuindo praticamente nada às administrações estaduais e municipais.

Relator da Comissão Especial Temporária que trata do endividamento dos estados e municípios, Carlos Bezerra disse que "o modelo atual do Estado está exaurido, falido, e não adianta querer curar uma doença crônica dando apenas aspirina ao paciente".

- Não há dúvida de que a partir da Constituição de 88 os governos estaduais e municipais conseguiram algumas conquistas, mas devemos reconhecer também que essa mesma Constituição transferiu mais ônus do que bônus aos municípios, cuja situação, se já era difícil, agora está pior - afirmou.

Carlos Bezerra responsabilizou as lideranças por não estar em andamento uma transformação profunda do Estado brasileiro. "Fala-se em reforma de muita coisa, mas o que se precisa é de reforma ampla. É preciso fazer um desmonte, porque é um absurdo o modelo que aí está;um modelo de estado novo é o caminho", enfatizou.

24/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA DEFENDE REFORMA FISCAL

CARLOS BEZERRA QUER REFORMA DOS ESTABELECIMENTOS PENAIS

CARLOS BEZERRA COBRA RAPIDEZ NA REFORMA DO REGIMENTO

Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'

Serys defende discussão ampla da reforma universitária

Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária