CARLOS BEZERRA DEFENDE CONSTRUÇÃO DE HIDROVIA



Ao protestar contra matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, intitulada "Hidrovia pode secar áreas do Pantanal", o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) disse hoje (dia 19) que esse texto é mais uma falácia contra uma hidrovia que reduzirá os custos de frete da produção cada vez mais elevada do Centro-Oeste.

- É totalmente impossível rebaixar algum rio do Pantanal - garantiu. Segundo Bezerra, o que está prejudicando o Pantanal é o assoreamento decorrente da agricultura mecanizada, problema que é objeto do programa Bird-Pantanal, gerido pela União com recursos do banco internacional.

Quanto ao projeto da hidrovia, o senador salientou que, com um relatório de impacto ambiental "muito bem realizado", ele não prevê rebaixamento do leito do Paraguai nem atenuamento de suas curvas.

Na matéria criticada pelo senador, as fontes são cientistas norte-americanos que lançarão um livro sobre o assunto, ainda esta semana, na Câmara dos Deputados. Para Carlos Bezerra, eles "vieram opinar sobre o que não entendem".

Carlos Bezerra concordou com aparte do senador Levy Dias (PPB-MS), que teria chegado ao âmago da questão ao dizer que "o Brasil tem incomodado muito com seu potencial de produção agrícola, pois nenhum país tem capacidade de ampliação de suas fronteiras agrícolas como o Brasil".

Já para o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), toda vez que se apresentam projetos para os estados mais pobres do Brasil, "vem uma onda de pessoas querendo torpedeá-lo, apresentando versões distorcidas". O senador Júlio Campos (PFL-MT), por sua vez, salientou que o Paraguai é navegável há 200 anos, sendo que o próprio estado do Mato Grosso surgiu em função dessa qualidade. Para ele, as críticas tem origem em "lobbies de ONGs do meio ambiente que querem prejudicar o desenvolvimento mato-grossense".



19/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA DESTACA RETOMADA DA CONSTRUÇÃO DA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ

Carlos Bezerra defende implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins

CARLOS BEZERRA DEFENDE IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA

CARLOS BEZERRA DEFENDE AMPLIAÇÃO DE HIDROVIA ATÉ BARRA DO GARÇAS

CARLOS BEZERRA: IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS É VITAL

CARLOS BEZERRA QUER INVESTIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA REDUZIR DESEMPREGO