Carlos Bezerra defende implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu a viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins, ressaltando que a região a ser beneficiada com a obra, que representa mais da metade do território do país, é cortada por uma vasta rede de rios e possui o mais amplo sistema hidroviário do planeta. O senador lembrou os altos custos e a inviabilidade do transporte rodoviário, e disse que "não se pode perder mais tempo em discussões e com guerrilhas jurídicas e pseudo-ecológicas para embargar o desenvolvimento de uma vasta área ainda praticamente inexplorada do território".
- Como todo projeto sujeito à polêmica, a hidrovia Araguaia-Tocantins tem sido estigmatizada como o demônio que irá destruir a paz e o sossego do grande coração natural do Brasil. Não podemos aceitar tal pecha, pois ela carece de verdade e vem eivada de preconceitos e muito provavelmente de interesses de uma parte dos que a combatem - disse o parlamentar.
Carlos Bezerra salientou que boa parte da produção da região destina-se à exportação para o hemisfério Norte, sendo ilógico seu transporte para os portos do Sudeste, quando o Porto de Suape, no Maranhão, é a saída natural para o Equador. O parlamentar explicou que, como o sistema de transporte para o Sul-Sudeste é melhor, mesmo com o acréscimo de custo, os produtos têm que escoar por aquele caminho.
A bacia Araguaia-Tocantins, informou o senador, tem uma demanda prevista de produção a escoar, em 2004, de mais de 7 milhões de toneladas. Se esse deslocamento for transferido do Sul para o Norte, a economia, de acordo com estudos recentes, será de praticamente US$ 20 por tonelada, em um custo atual de US$ 75.
Carlos Bezerra disse que "é difícil aceitar o embargo de um projeto tão importante para o desenvolvimento nacional com base em argumentos de destruição ambiental e de agressão às comunidades indígenas". Ele ressaltou, no entanto, que não defendia a degradação do meio ambiente como meio de progresso.
- Não tem qualquer nexo tal atitude, mesmo porque a história recente já demonstrou largamente que degradar no dia de hoje significa prejuízo certo no dia de amanhã - concluiu o senador.
03/04/2002
Agência Senado
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