Carlos Bezerra faz apelo ao governo para viabilizar assentamentos da reforma agrária



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) apelou aos ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário para que revejam a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente que trata da licença ambiental no que diz respeito aos projetos de assentamento e de colonização. O senador argumentou que as exigências da resolução estão inviabilizando a produção em assentamentos em todo o país, com graves prejuízos aos agricultores.

Carlos Bezerra informou que, de acordo com a resolução, os agricultores dependem de apoio financeiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para o qual precisam de licença ambiental do Ibama, que só é obtida mediante a apresentação de estudos de impacto ao meio ambiente. As exigências da legislação, ressaltou o senador, estão impedindo o cultivo da terra pelos assentados.

O senador citou especificamente os agricultores assentados no município de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, que vivem o dilema de possuir a terra, mas não poderem cultivá-la. A Prefeitura Municipal de Guaratã, informou o senador, em apoio aos agricultores também está solicitando ao governo federal que reveja a legislação para possibilitar aos agricultores o desenvolvimento de suas atividades.

- Inviabilizando esse assentamento, teremos de novo algumas dezenas de famílias sem-terra, sem emprego, sem perspectivas - lamentou o senador.

10/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA VAI LUTAR PARA MANTER RECURSOS DA REFORMA AGRÁRIA

Ana Júlia analisa entraves e medidas para viabilizar reforma agrária

Carlos Bezerra pede mudança na legislação sobre assentamentos rurais

Incra lança edital para selecionar famílias para assentamentos da reforma agrária

ASSENTAMENTOS ISOLADOS FRUSTRAM REFORMA AGRÁRIA, DIZ ANDRADE

Produtos de assentamentos da reforma agrária serão vendidos em supermercados