Carlos Bezerra: governo deve ter cautela na questão dos transgênicos
- Por que haveremos de querer aprovar transgênicos açodadamente, quando não se tem segurança sobre os seus efeitos na saúde humana ou ainda se desconhece mesmo a sua genética? Se amanhã se constatar efeitos danosos da soja transgênica, como haveremos de erradicar a espécie da nossa agricultura? Toda a nossa produção estará irremediavelmente sob suspeita e os prejuízos serão imensos, como se viu no caso da "vaca louca" - analisou Carlos Bezerra.
Para o senador pelo Mato Grosso, é mais prudente para o país seguir o exemplo da União Européia, que recentemente propôs regras mais rígidas sobre o rastreamento e a rotulagem de sementes e alimentos transgênicos. Ele acrescentou que o governo federal não pode se curvar à pressão dos Estados Unidos, ao contrário, deve manter uma posição independente, já que estão em jogo a saúde da população e a produção de grãos brasileira.
As discussões sobre o assunto no Brasil têm sido encabeçadas pela tentativa de liberação comercial da variedade de soja transgênica Roundup Ready e do milho Guardian, de interesse da empresa Monsanto, que age em conjunto com a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes e a Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais e conta com a simpatia do governo. O Greenpeace, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Ministério Público tentam impedir a liberação da comercialização destes produtos.
12/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares: governo FHC foi omisso na questão dos transgênicos
Para Carlos Bezerra, descumprimento da lei do Fundef deve ser considerado crime
PATROCÍNIO PEDE CAUTELA NA APROVAÇÃO DOS TRANSGÊNICOS
MARINA SILVA PEDE CAUTELA PARA USO DE PRODUTOS TRANSGÊNICOS
Carlos Bezerra culpa governo por acúmulo de votações de créditos no fim de ano
Carlos Bezerra requer atenção do governo a direitos de ex-cabos da FAB