CARLOS BEZERRA PROPÕE PROGRAMA DE INCENTIVO AO CONSUMO DE MILHO
Com o objetivo de reduzir o estoque federal de milho em Mato Grosso e evitar problemas com o armazenamento da próxima safra, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) sugeriu ao governo a criação de um programa de incentivo ao consumo do produto no âmbito do próprio estado.
- Esse programa funcionará como um prêmio para quem agregar valor aos produtos ainda na zona de produção e seria igual ao que hoje é pago em outros programas que visam à aquisição de produtos para escoamento. O valor seria estipulado por saco de milho consumido no estado pela avicultura comercial, pelas indústrias de ração e beneficiamento de milho ou pela suinocultura tecnificada - explicou.
Para fazer jus ao prêmio, conforme o entendimento de Carlos Bezerra,os candidatos deveriam se cadastrar junto à Conab, indicando a sua base produtiva, e estar com sua situação regularizada junto ao órgão de controle ambiental do estado. Além disso, antes de receberem o benefício, precisariam comprovar com notas fiscais a venda dos animais ou dos produtos derivados do milho.
Carlos Bezerra entende que o programa, além de reduzir a demanda por armazenamento, aumentaria a geração de emprego e renda no estado; elevaria a geração de impostos estaduais e federais; reduziria os custos agregados ao produto; atrairia investimentos para o estado; diminuiria a evasão de impostos; e contribuiria para a redução do déficit comercial, "já que aumentaria a possibilidade de exportação de produtos de maior valor agregado".
- Como se vê, as vantagens - tanto para o governo federal quanto para o estado de Mato Grosso e para seus produtores - são muitas. O Brasil precisa retomar o espaço que sempre ocupou no cenário internacional como exportador de produtos agrícolas. A sugestão que ora apresento pode ajudar verdadeiramente nessa tarefa - afirmou.
29/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA PROPÕE INCENTIVO PARA REFLORESTAMENTO
Carlos Bezerra defende incentivo à piscicultura em Mato Grosso
Carlos Bezerra pede mais incentivo para cooperativas educacionais
CARLOS BEZERRA PROPÕE ALTERAÇÃO NA LEI DO DIVÓRCIO
CARLOS BEZERRA PROPÕE MERCADO COMUM REGIONAL
Carlos Bezerra propõe aperfeiçoamento da fiscalização sobre exercício da Medicina