Carlos Bezerra quer ampliar alcance do seguro educacional



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá examinar em decisão terminativa, depois das eleições, projeto do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que dispõe sobre o seguro educacional. Na justificação, o senador explica que sua proposta consiste na reprodução da Circular nº47, de 1998, da Superintendência de Seguros Privados, -sem as restrições relativas ao capital segurado-, contidas naquele documento.

A principal restrição da Circular da Susep ao seguro educacional, segundo Carlos Bezerra, consiste na exigência de que o capital assegurado para o auxílio do pagamento das mensalidades compreenda pelo menos um ciclo escolar. Os ciclos escolares, num total de quatro, são: o primeiro, da 1a. a 4a. séries; o segundo, da 5a. a 8a.; o terceiro, o ensino médio; e o quarto, o ensino superior.

A norma - segundo o senador - é muito restritiva, considerando-se que a Lei Diretrizes e Bases da Educação denota um expressivo avanço em direção à ampliação e modernização do ensino nacional, contemplando uma série de cursos não alcançados pela Circular da Susep, inviabilizando, para muitos deles, a utilização do seguro educacional. Bezerra esclarece também que sua proposta foi elaborada a partir do artigo -Seguro Educacional e as Diretrizes e Bases da Educação Nacional-, de autoria de Frank Larrúbia Shih, procurador federal, publicada na Revista de Informações Legislativas de julho de 2001.

Nesse artigo, conforme o senador, o autor ressalta a importância do seguro educação para a educação nacional, advertindo, porém, para a inadequada disciplina da matéria pela circular da Superintendência de Seguros Privados:

-Sensível perceber que será o interesse a pedra de toque que movimentará o seguro educacional ao rumo de cumprir a sua magna função de prevenção dos riscos contra a tão almejada expansão e modernização do ensino nacional, sem o que não se construirá uma nação digna do novo milênio-, afirma o autor do artigo citado por Carlos Bezerra.



20/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar quer ampliar alcance do seguro-desemprego

Fernando Bezerra quer ampliar a ação da Codevasf

Carlos Bezerra quer modificar Lei de Franquias

Carlos Bezerra quer modificar Lei de Franquias

CARLOS BEZERRA QUER LOGO VOTAÇÃO DA LDB

Carlos Bezerra quer aumento da produção de álcool