Fernando Bezerra quer ampliar a ação da Codevasf



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) apresentou projeto de lei que muda a razão social da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que passaria a chamar-se Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e da Chapada do Apodi, mantendo-se no entanto a mesma sigla, Codevasf. O projeto muda a Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, que criou a empresa.

Em outra alteração, o senador propõe que a sede da empresa se localize no Distrito Federal, com a instalação e manutenção em outras regiões do país de órgãos e setores de operação e representação. Em sua justificação, o senador explica que a Chapada do Apodi, localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará e com uma bacia hidrográfica, a Apodi-Mossoró, que é a mais extensa do Rio Grande do Norte (abrange 52 municípios), precisa de investimentos e tecnologia para desenvolver-se.

Fernando Bezerra deu o exemplo do que se conseguiu na Bacia Hidrográfica do Apodi-Mossoró, nome dado ao curso inferior do Apodi, em Açu e Mossoró, onde modernas técnicas de irrigação transformaram a área em pólo de produção irrigada de frutas tropicais (mamão, melão, melancia, banana, manga, goiaba, caju e outras), que são exportadas para os Estados Unidos e a Europa.

-No entanto, na maior parte da Chapada do Apodi, ainda se pratica a agricultura tradicional de sequeiro, que sofre com a escassez de água e com ataques de pragas, além de métodos de produção arcaicos-, explica.

Segundo o senador, para se reverter a situação é preciso que o poder público atue de forma mais eficaz, principalmente os órgãos e entidades federais. Fernando Bezerra explica que a Codevasf tem todo o instrumental necessário para desenvolver a região, operando em conjunto com a iniciativa privada na execução de obras de infra-estrutura, principalmente em projetos de irrigação e suporte técnico. O projeto de lei está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e na de Serviços de Infra- Estrutura.



11/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO BEZERRA QUER "ATUALIZAR" SUDENE

Fernando Bezerra quer compensar indústria por iodação do sal

FERNANDO BEZERRA QUER FIM DE CORREÇÃO DE VALORES EM JUÍZO

Fernando Bezerra quer queda mais rápida nos juros

Fernando Bezerra quer que reforma reduza desequilíbrios regionais

FERNANDO BEZERRA QUER FREAR ABUSO DO PODER ECONÔMICO