Carlos Bezerra quer tornar obrigatório uso de farol anti-ofuscante



Projeto do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que altera o Código de Trânsito Brasileiro, propondo a inclusão de faróis com tratamento anti-ofuscamento entre os equipamentos de uso obrigatório nos veículos, foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O objetivo é evitar o ofuscamento gerado pela luz alta dos faróis dos veículos nos olhos do motorista em sentido contrário.

Testes realizados mostram que um motorista que trafegue em uma estrada a uma velocidade de 100 quilômetros por hora, ao receber luz alta de outro veículo em direção contrária, percorre 135 metros sem ver absolutamente nada que esteja a sua frente, argumenta o senador na justificativa da matéria.

"Acreditamos que, em vista da importância dos benefícios a serem alcançados com a medida, a obrigatoriedade vai propiciar não só o aprimoramento de modelos já existentes como também o surgimento de novas técnicas de tratamento de faróis que minimizem os problemas de ofuscamento dos motoristas dos demais veículos", afirma o senador.



09/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra quer tornar crime hediondo atentado contra repartição pública

Lobão quer tornar obrigatório exame audiológico no SUS

Paim quer tornar obrigatório o 'teste do olhinho'

Azeredo quer tornar obrigatório "airbag" nos bancos dianteiros dos veículos

Hélio Costa quer tornar leite item obrigatório na merenda escolar

Patrícia Saboya quer tornar obrigatório índice Apgar na rede pública de saúde