Azeredo quer tornar obrigatório "airbag" nos bancos dianteiros dos veículos



Com a intenção de aumentar a segurança no tráfego, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apresentou projeto de lei (PLS 115/04) que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, tornando obrigatório o airbag para o condutor e o passageiro do banco dianteiro de veículos atomotores. O airbag é um saco que infla automaticamente, impedindo que, em caso de acidente, as pessoas sejam atiradas contra as partes sólidas do carro.

No mesmo projeto, que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Azeredo exige que os veículos portem barras de proteção lateral e arco de proteção superior, nesse caso, quando isso for indicado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Seu intento é que essas exigências sejam progressivamente incorporadas aos veículos novos, fabricados, importados, montados ou encarroçados, de acordo com um cronograma de implantação.

Em defesa da proposta, o parlamentar disse que a tradicional alegação de que a inclusão de novos equipamentos onera o preço final do veículo esbarra na certeza de que, com a generalização do uso e a efetiva incorporação do componente às linhas de montagem, o custo do item agregado segue uma tendência natural de barateamento. "É o que, em geral, se observa com qualquer produto que passe a ser produzido e comercializado em grande escala", alega ele.

Como exemplo, ele mencionou o cinto de segurança de três pontos. "Inobstante o modelo ter sido reconhecido, já na década de 1970, como mais seguro do que a versão sub-abdominal, o custo era visto, à época, como impedimento à sua utilização em larga escala", disse ele. De acordo com o parlamentar, depois de tornar-se obrigatório, o custo desse equipamento deixou de ser questionado, em razão da segurança que passou a proporcionar.



07/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que torna airbag obrigatório, de autoria de Azeredo, segue para sanção presidencial

Lobão quer tornar obrigatório exame audiológico no SUS

Paim quer tornar obrigatório o 'teste do olhinho'

Bancos dianteiros de aviões podem ser destinados a passageiros com dificuldade de locomoção

Carlos Bezerra quer tornar obrigatório uso de farol anti-ofuscante

Hélio Costa quer tornar leite item obrigatório na merenda escolar