Carlos Patrocínio pede medidas contra tributação excessiva



Ao apresentar um diagnóstico sobre a situação da indústria de bens de capital brasileira, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) fez um apelo às autoridades da área econômica do governo federal para que adotem medidas no sentido de evitar a tributação excessiva do setor. Ele também pediu uma política de juros e financiamentos que permita o desenvolvimento da indústria nacional.

- Não estamos advogando a concessão de subsídios, benefícios ou vantagens indevidas às empresas industriais brasileiras. Queremos, sim, que o governo brasileiro não pratique o que poderíamos chamar de subsídios negativos; que não crie obstáculos e dificuldades para o desenvolvimento normal de nossas empresas; que não agrave o que tem sido chamado de Custo Brasil - explicou Carlos Patrocínio.

Ele defendeu a adoção de uma política industrial que permita ao setor produtivo se inserir de maneira competitiva no processo de globalização, destacando que as elevadas taxas de juros praticadas no Brasil impedem o desenvolvimento da indústria nacional e são incompatíveis com os padrões internacionais.

A carga tributária brasileira, na opinião de Carlos Patrocínio, mais do que elevada, chega a ser escorchante e é fruto de um sistema tributário complexo e ultrapassado. Ele destacou que países mais desenvolvidos que o Brasil agem de forma oposta: oferecem todas as condições para o desenvolvimento de suas empresas, muitas vezes até concedendo subsídios e vantagens econômicas, financeiras e tecnológicas.

- Hoje, no Brasil, as empresas são tributadas antes mesmo de saberem se terão lucro; os impostos incidem inúmeras vezes sobre o processo produtivo, sobre os mesmos bens e serviços, em cada etapa da produção e circulação; e a cumulatividade não permite nem mesmo a mensuração das alíquotas reais, incidentes sobre os diversos bens e setores econômicos - comparou Carlos Patrocínio.



29/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares pede medidas de emergência contra a crise

Carlos Patrocínio pede orçamento impositivo

Carlos Patrocínio pede implantação das ZPEs

CARLOS PATROCÍNIO PEDE MODERNIZAÇÃO DA ALFÂNDEGA

CARLOS PATROCÍNIO PEDE ATENÇÃO ÀS FRONTEIRAS DO PAÍS

CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO