Carlos Sampaio defende Fernando Gabeira
O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), responsável por duas sub-relatorias na CPI dos Sanguessugas, defendeu nesta terça-feira (8) o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) quanto às declarações que este último fez contra a atuação do PSB à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Gabeira, que também é sub-relator da comissão, afirmou que haveria nesse ministério um esquema semelhante ao descoberto no Ministério da Saúde. Mas, em vez de ambulâncias, as emendas parlamentares visariam à compra de ônibus a preços superfaturados, os quais seriam utilizados em um programa de inclusão digital. Por causa disso, o deputado afirmou que Rollemberg, por ter sido responsável pela liberação de emendas no ministério, deveria prestar esclarecimentos à CPI.
Ao ser questionado se Gabeira teria motivações políticas para fazer tais acusações, Carlos Sampaio declarou que "tudo o que foi dito pelo sub-relator Fernando Gabeira foi fruto do que ele ouviu do próprio Luiz Antônio Trevisan Vedoin [sócio da empresa Planam] e também das investigações desenvolvidas pela sua sub-relatoria".
- Nada [do que afirmou Gabeira] foi inventado. Nada foi criado - ressaltou Sampaio.
Já o presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), ao comentar o caso, argumentou que este não é o momento para tratar do envolvimento do Executivo com as denúncias de corrupção investigadas pela comissão, pois o foco estaria concentrado agora no envolvimento de parlamentares.
Fernando Gabeira e Carlos Sampaio estão entre os responsáveis pela sub-relatoria de Investigação de Parlamentares da CPI. Além disso, Sampaio também acumula a sub-relatoria de Sistematização e Controle da comissão.
Favorecimento
Carlos Sampaio também negou que Luiz Antônio Trevisan Vedoin, em seus depoimentos, tenha favorecido alguns congressistas ao supostamente isentá-los de envolvimento com a máfia das ambulâncias. O sub-relator declarou que "em nenhum momento ficou evidenciado o favorecimento de qualquer parlamentar que fosse".
Sampaio disse ainda que a tese de favorecimento "só interessa aos parlamentares envolvidos com o esquema, porque eles querem retirar a credibilidade do depoimento de Vedoin, que acusou com veemência e provas convincentes grande parte dos congressistas mencionados pela CPI".
08/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lembo recebe deputado federal Fernando Gabeira
Íntegra da nota, enviada à Agência Senado pelo gabinete do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos sub-relatores da comissão:
Carlos Sampaio apresenta dados sobre 37 parlamentares e 60 prefeituras
Carlos Sampaio anuncia processo por improbidade contra o ministro da Pesca
Publicidade dos atos da administração pública deve prevalecer, diz Carlos Sampaio
Randolfe elogia a disposição de Agnelo abrir sigilos; Carlos Sampaio discute com governador do DF