Íntegra da nota, enviada à Agência Senado pelo gabinete do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos sub-relatores da comissão:



Íntegra da nota, enviada à Agência Senado pelo gabinete do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos sub-relatores da comissão:

Nota à Imprensa

A CPMI comunica à imprensa que tomou conhecimento da reportagem publicada hoje no Correio Braziliense, página 2, sob o título "Em nome de Aleluia". A matéria relata que o deputado Lino Rossi teria usado o nome do líder da Minoria, José Carlos Aleluia, um dos sub-relatores desta comissão, para negociar propina com os donos da empresa Planam. A este respeito, a comissão entende relevante esclarecer o seguinte:

1. O documento 93, folha 116, Anexo VI, reproduzido no jornal Correio Braziliense é autêntico e consta do material referente ao depoimento do Sr. Luiz Antônio Trevisan Vedoin à Justiça Federal do Estado do Mato Grosso, tomado em 3 julho de 2006;

2. Conforme informado pelo próprio Sr. Luiz Antônio Trevisan Vedoin, o documento refere-se a uma lista de parlamentares apresentada a ele pelo deputado Lino Rossi, o qual pretendia receber, a título de comissão, 2% sobre o valor dos negócios que Vedoin acertasse com base nas emendas dos parlamentares relacionados. Vedoin teria preparado o documento em questão com base nessas informações. Esse suposto negócio com o deputado Lino Rossi, entretanto, nunca se concretizou.

3. O depoimento do Sr. Darci Vedoin à Justiça Federal do Mato Grosso, em 20 de julho de 2006, segue no mesmo sentido. Ao ser inquirido acerca do documento em questão, Darci Vedoin afirmou, textualmente, que "a existência da planilha não significa ter repassado comissão aos parlamentares";

4. Esta comissão já detectou situações semelhantes, nas quais recursos oriundos de emendas de parlamentares foram utilizados pelo esquema criminoso sem o conhecimento de seus respectivos autores. Não foi por outra razão que o critério adotado para indiciar ou não parlamentares suspeitos de envolvimento no esquema envolveu o cotejo de vários indícios, em especial evidências que apontassem recebimento de vantagens indevidas;

5. Por tudo isso, entendemos que o líder da Minoria e sub-relator da CPMI, deputado José Carlos Aleluia, permanece merecendo a total confiança da comissão.

Brasília, 25 de agosto de 2006.

Deputado Antônio Carlos Biscaia - presidente

Deputado Raul Jungmann -vice-presidente

Deputado Fernando Gabeira - sub-relator de Investigação de Parlamentares

Deputado Carlos Sampaio - sub-relator de Sistematizaçãox

25/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lembo recebe deputado federal Fernando Gabeira

Veja a íntegra da nota divulgada pelo senador Eduardo Azeredo

Íntegra da nota da Secretaria de Comunicação do Senado sobre a Reforma Administrativa do Senado

Leia a íntegra da nota técnica do Senado

Ouça a íntegra da reunião (Rádio Agência Senado)

Carlos Sampaio defende Fernando Gabeira