CARLOS WILSON DEFENDE MAIS ESFORÇOS PELO TURISMO
O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) defendeu maiores investimentos do Brasil em turismo, argumentando que o país não pode ser omisso num ramo tão importante da economia. "Não há como negligenciar esse setor, seja pelo potencial do Brasil para o turismo, seja pela dinâmica que se quer imprimir à economia nacional", disse.
Ele afirmou que, nas economias dinâmicas e modernas, o turismo é valioso instrumento de atração de recursos. Citando dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), o senador informou que, em 1996, 592 milhões de turistas se deslocaram pelo mundo, deixando nos países visitados cerca de US$ 423 bilhões.
Conforme Carlos Wilson, os números traduzem um aumento de aproximadamente 4,5% em relação a 1995 e de 7,5% no crescimento das receitas provenientes do turismo. Ele lamentou que, apesar dos esforços da Embratur e das riquezas turísticas brasileiras, o Brasil recebeu modestos 2,3 milhões de turistas estrangeiros em 1996, os quais teriam deixado aqui apenas US$ 2,3 bilhões.
Referindo-se ao turismo interno, Carlos Wilson classificou seus resultados como "desastrosos", em vista do fato de que o brasileiro adora viajar para o exterior. "As praias de Cancun dão mais status que as belas areias ou as águas dos mares nordestinos", comentou o senador. Ele lamentou que o Nordeste venha assistindo gradualmente à queda no número de turistas que o visitam, informando que, em decorrência disso, vários estabelecimentos hoteleiros da região fecharam suas portas.
28/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS WILSON DEFENDE MAIS ESFORÇOS PELO TURISMO
CARLOS WILSON PEDE INCENTIVOS AO TURISMO
Carlos Wilson: FHC é responsável pelo aumento da violência
Carlos Wilson critica o governo pelo aumento das tarifas de energia
CARLOS WILSON DEFENDE EXTINÇÃO DO IPC
Carlos Wilson defende plano de cargos e salários