CARLOS WILSON PEDE INCENTIVOS AO TURISMO
O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) fez um apelo hoje (dia 18) para que o governo federal e os governos estaduais invistam no setor de turismo. Ele destacou que o desenvolvimento desse setor depende, principalmente, da vontade política, já que o país dispõe de belezas naturais e conta com oferta de investimentos por parte da iniciativa privada nacional e estrangeira.
- Numa hora em que vivemos aflitos com o crescimento do desemprego em nosso país, é no mínimo intrigante o descaso com que nossas autoridades vêm tratando o turismo - afirmou. O senador espera que os futuros governantes acordem para esse problema, "porque resolvê-lo significa a solução para milhões de famílias que vivem hoje o pesadelo da falta de emprego".
Carlos Wilson disse, ainda, que a busca do enxugamento da máquina administrativa, que teve início no governo Fernando Collor, fechou a maioria das representações da Embratur, prejudicando o turismo nacional. Além disso, a Embratur gasta no exterior com propaganda sobre o Brasil menos do que a Jamaica.
Em decorrência dessa política, o senador informou que o Brasil ocupa apenas o 42º lugar entre os países mais visitados por turistas estrangeiros,recebendo apenas em média 2 milhões de pessoas por ano. Enquanto isso, 60 milhões de turistas visitam a França e 45 milhões a Espanha.
Carlos Wilson advertiu que o mais sério dessa questão é que o turista brasileiro começa a se voltar, cada vez mais, para fora do país, o que faz com que o Brasil registre hoje um déficit de quase US$ 4 bilhões na conta de turismo.
Finalmente, o senador lamentou que a cidade de Recife já não ocupa mais uma posição de destaque no ranking das cidades mais procuradas pelos turistas, conforme dados da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav).
18/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Carlos Wilson pede incentivos para a agricultura
CARLOS WILSON PEDE INFORMAÇÕES SOBRE REDUÇÃODE INCENTIVOS FISCAIS
CARLOS WILSON DEFENDE MAIS ESFORÇOS PELO TURISMO
CARLOS WILSON DEFENDE MAIS ESFORÇOS PELO TURISMO
CARLOS WILSON PEDE CUMPRIMENTO DE ACORDO
CARLOS WILSON PEDE INVESTIGAÇÃO DE ASSESSOR DE NICOLAU