Carlos Wilson critica o governo pelo aumento das tarifas de energia



O senador Carlos Wilson (PTB-PE) criticou a decisão do governo de elevar as tarifas de energia elétrica para financiar as perdas de faturamento que as empresas distribuidoras tiveram em razão do racionamento. Para ele, a falta de planejamento do governo é a principal causa da crise do sistema de abastecimento energético.

- Além de ser punido com o racionamento, o consumidor terá agora que arcar com um aumento de tarifas para cobrir o prejuízo das empresas distribuidoras de energia. Caberá ao consumidor bancar o risco dos capitalistas que investiram na compra das empresas estatais - afirmou.

Carlos Wilson ressaltou que a crise energética, fruto da "incompetência do governo federal", provocou aumento do desemprego e prejuízos enormes a empresários. No entanto, disse o senador, nada disso será reposto, acrescentando que somente o prejuízo das distribuidoras será restituído com o "suor do trabalhador brasileiro".

O senador considerou absurda a decisão do governo de estabelecer metas de economia de 7% para algumas cidades turísticas nordestinas, observando que a seca no Nordeste persiste e que, segundo informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), os reservatórios do Rio São Francisco continuam abaixo dos níveis mínimos.

- Mas já aprendi que exigir coerência do governo Fernando Henrique Cardoso, principalmente com relação ao Nordeste, é inútil - disse.

29/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson critica aumento da gasolina

Carlos Wilson: FHC é responsável pelo aumento da violência

Carlos Wilson critica programa de economia de energia

Anibal Diniz elogia redução das tarifas de energia elétrica anunciada pelo governo

Antonio Carlos Júnior critica aumento de gastos de custeio do governo federal

Ana Júlia condena aumento das tarifas de energia elétrica