Carlos Wilson protesta contra extinção da Sudene



A proposta de extinção da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) esconde, na avaliação do senador Carlos Wilson (PPS-PE), um ataque do governo às políticas de incentivo fiscal que possibilitam às regiões menos desenvolvidas atraírem investimentos. "Nossas autoridades econômicas, tão ciosas de seu modelo neoliberal, encontraram o pretexto definitivo para enterrar de vez a instituição do incentivo fiscal. Encontraram a forma definitiva de retirar o Estado de seu papel soberano de equilibrar o desenvolvimento", observou.

Citando pronunciamentos de outros senadores contra a extinção do órgão, Carlos Wilson apresentou dados que apontam para a necessidade de que o Estado mantenha uma política de incentivos às regiões menos desenvolvidas.

- Somente o saneamento do Banespa, em São Paulo, e o giro da dívida da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado de São Paulo consumiram o dobro de recursos que a União destinou ao Nordeste em 50 anos de Sudene - afirmou Carlos Wilson, citando pronunciamento do senador Gérson Camata (PMDB-ES).

O senador por Pernambuco disse que a idéia de extinguir as superintendências de desenvolvimento regional contraria a necessidade de criar empregos. "O governo se insurge contra a ação primária de lutar contra os desequilíbrios regionais e, não satisfeito em secar os parcos recursos que permite chegar ao Nordeste, ainda pretende eliminar este modesto instrumento, lançando a região à crueldade do mercado", analisou.

03/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson protesta contra extinção da Sudene

Carlos Wilson condena a extinção da Sudene

Suassuna protesta contra extinção da Sudene

Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene

CARLOS WILSON PROTESTA CONTRA POSSÍVEL FECHAMENTO DE DELEGACIA

CARLOS WILSON DEFENDE EXTINÇÃO DO IPC