Suassuna protesta contra extinção da Sudene



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) protestou contra a anunciada decisão do governo de extinguir a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), afirmando que desvios ou equívocos porventura existentes na atuação daquele órgão devem ser apurados e convenientemente punidos, mas não poderão justificar a pena de morte da instituição.

> - O Nordeste não precisa da comiseração ou piedade de quem quer que seja. A Sudene é uma alavanca poderosa, capaz de impulsionar a transformação da paisagem social e econômica da região. Extingui-la será atitude politicamente inadequada, economicamente injustificável e tecnicamente insustentável - declarou.

> Suassuna lembrou que a Sudene foi criada na segunda metade dos anos 50, num momento em que o Brasil começava a acreditar em si mesmo, a descobrir suas potencialidades e sua capacidade criadora. A Sudene, observou, "é o emblema maior da luta da modernização do país no período JK (Juscelino Kubitschek) e não parou no tempo".

>Por essa razão, Ney Suassuna considera que "erram profundamente os que, por desconhecimento histórico ou mera arrogância," identificam o organismo como simples agência de fomento, órgão da burocracia do Estado ou tão-somente um conselho onde técnicos discutem projetos voltados para o desenvolvimento regional.

>O senador expressou sua confiança de que o país não vai admitir "apartar irmãos do processo de desenvolvimento nacional" e acrescentou:

>- O Brasil não aceitará esse crime que, ferindo de morte a Sudene, atingirá o Nordeste e toda a nacionalidade.

09/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene

Carlos Wilson protesta contra extinção da Sudene

Carlos Wilson protesta contra extinção da Sudene

Parlamentares são contra a extinção da Sudam e da Sudene

Senadora Heloísa Helena é contra extinção da Sudene

Nordestinos lançam manifesto contra extinção da Sudene