CARLOS WILSON QUER DIAGNÓSTICO SOBRE SETOR TURÍSTICO DO NORDESTE



O senador Carlos Wilson (PPS-PE) defendeu a elaboração de um diagnóstico acurado sobre a situação atual do setor turístico do Nordeste, para que sejam formuladas propostas que transformem esta atividade econômica em um "grande potencial dinamizador do desenvolvimento da região". Ele registrou que, enquanto em outros países, o turismo responde por 10% do Produto Interno Bruto, no Brasil este percentual chega a 5,5% e, no Nordeste, cai para 3% do PIB regional.
- Não deixa de ser revoltante, especialmente para um representante político da região, ver desbaratarem-se, por falta de utilização racional, tantos recursos e tantas possibilidades de desenvolvimento econômico e de promoção social em meio ao quadro de miséria e de degradação da dignidade humana vivida por amplos contingentes de concidadãos nordestinos - disse Carlos Wilson.
Para que o turismo cresça no Nordeste, na avaliação do senador, é necessário, entre outras providências, criar um sistema mais eficiente de controle de qualidade dos serviços públicos na região, desenvolver um sistema de controle de qualidade nos diversos serviços privados e definir e aplicar uma estratégia de marketing aos mercados que possam trazer um retorno significativo.
Falando especificamente sobre o turismo de Pernambuco, o senador elegeu como prioridade a ampliação e reforma do Aeroporto dos Guararapes. Ele argumentou que as obras já deveriam ter sido iniciadas, e lamentou que somente há pouco tempo o governo do estado tenha anunciado a disposição de começar. Computado o prazo de licitação e a obra em si, Carlos Wilson estimou que o aeroporto permanecerá operando em situação precária por mais três anos.
O senador registrou ainda que na sua gestão à frente do governo do Estado, há cerca de 10 anos, mandou elaborar "o maior projeto turístico do Nordeste", o Projeto Costa Dourada, que visava aproveitar o potencial das praias do litoral sul de Pernambuco e do litoral norte de Alagoas. Ele acrescentou que também se esforçou para implantar a rodovia que dá acesso às praias dos municípios de Porto de Galinhas, Ipojuca, Serinhaém e Cabo de Santo Agostinho.
Em aparte, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendeu que o turismo deveria ser considerado uma das prioridades do governo federal, por suas características de atividade essencialmente econômica geradora de renda, de receita pública e de emprego. Ele sugeriu que, com a demissão do ministro do Esporte e do Turismo, Rafael Greca, a área de turismo fosse repassada para o Ministério do Desenvolvimento Econômico.

18/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS WILSON COMUNICA SOBRE CASOS DE CÓLERA NO NORDESTE

Carlos Wilson pede informações sobre a Companhia Ferroviária do Nordeste

Carlos Wilson diz que o Nordeste precisa de respeito, não de esmolas

Carlos Wilson diz que governo virou as costas para o Nordeste

Carlos Wilson analisa crise energética e diz que o governo não tem compromisso com o Nordeste

Carlos Wilson homenageia Juscelino e destaca atuação do ex-presidente na integração do Nordeste