CAS adia votação de projeto que concede licença-maternidade à mãe adotante



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu adiar para a próxima semana a votação dos projetos do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) e da senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) que concedem licença-maternidade, pelo prazo de 120 dias, às empregadas - incluindo domésticas - que adotarem ou obtiverem a guarda judicial de crianças de até cinco anos. Ambos os projetos concedem também às adotantes o direito de receber o salário-maternidade.

Com essa decisão, poderá ser examinada sugestão do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), ex-ministro da Previdência Social, de concessão do salário-maternidade também para as mulheres autônomas que adotarem crianças. Segundo o senador, não há razão para os projetos beneficiarem apenas as mulheres que tenham carteira de trabalho assinada.

O adiamento permitirá também, conforme defendeu o presidente da CAS, senador Romeu Tuma (PFL-SP), que os dois projetos sejam apreciados em conjunto com um similar, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e que, em breve, deverá ser encaminhado à comissão.

A CAS também decidiu remeter para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto do senador Valmir Amaral (PMDB-DF) que proíbe a utilização da catraca eletrônica em ônibus urbanos. A comissão aprovou ainda o envio, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que fixa em seis horas diárias a duração da jornada de trabalho dos motoristas de ônibus urbanos, municipais e interestaduais. Os senadores da CAS querem que a CAE avalie a viabilidade econômica e financeira do projeto.

17/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE IGNÁCIO CONCEDE SALÁRIO-MATERNIDADE A ADOTANTE

Adotante poderá ter direito a 120 dias de salário-maternidade

Segurada adotante terá direito a 120 dias de salário-maternidade

Pai adotante pode ter direito a licença e salário por 120 dias

PROJETO AMPLIA LICENÇA-MATERNIDADE À MÃE ADOTIVA

Aprovada licença-paternidade de cinco dias para pai adotante