CAS ADMITE PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO PREVIDENCIÁRIA A COMPANHEIRO



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), aprovou hoje (dia 18) parecer favorável da senadora Benedita da Silva (PT-RJ) a projeto de leida Câmara que, na hipótese de óbito ocorrido por acidente de trabalho ou de transporte, assegura ao companheiro ou companheira do falecido o direito à indenização previdenciária.

A relatora lembrou em seu parecer que, em 1951, quando ainda não havia receptividade social às relações concubinárias, o Superior Tribunal Federaleditou súmula na qual previa benefício semelhante ao estabelecido peloprojeto.

Atendendo a requerimento do senador Belo Parga (PFL-MA) a matéria será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com uma emenda do relator, a CAS aprovou ainda parecer favorável do senador João França (PMDB-RO) a projeto oriundo da Câmara que obriga o uso de colete à prova de bala pelos profissionais da área de proteção pessoal, vigilância patrimonial e transporte de valores, quando no desempenho de suas funções. A empresa ou o empregador do profissional ficará incumbido de fornecer o colete protetor.

De acordo com a proposição, o Executivo terá um prazo de 90 dias para regulamentar a lei e tornar obrigatório o exame para controle das características técnicas e do desempenho do equipamento de segurança.

INVALIDEZ

Em caráter terminativo, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou projeto do senador Joel Hollanda (PFL-PE) que inclui "os transtornosdos discosinvertebrais recidivantes entre as doenças e condições quedão direito à aposentadoria por invalidez". O autor destaca que, além de dor intensa, a moléstia costuma provocar restrições de postura.

Ao relatar a matéria, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) acrescentou emenda definindo que somente terá direito à aposentadoria o indivíduo acometido por quadro grave dessa doença, que não tenha conseguido superar o problema após se submeter "às mais eficazes terapêuticasque lhe sejam acessíveis à época".

A CAS também acolheu parecer favorável do senador Leomar Quintanilha (PBB-TO) a projeto do Executivo que acolhe o Acordo de Seguridade Social celebrado entre o Brasil e a Itália.



18/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADA INDENIZAÇÃO A COMPANHEIRO(A) EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO OU TRANSPORTE

INDENIZAÇÃO POR MORTE DE COMPANHEIRO SERÁ PAGA TAMBÉM AOS NÃO CASADOS

AGU evita pagamento indevido de indenização

AGU afasta pagamento de indenização contra União

AGU afasta pagamento de indenização a juiz estadual

AGU evita pagamento de indenização à empresa que abandonou obras da BR 101