CAS ANALISA NORMAS PARA ACESSOS DE DEFICIENTES FÍSICOS



A melhoria do cotidiano das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida é o tema do projeto, de iniciativa do Executivo, que será analisado pela Comissão de Assuntos Socias (CAS) entre os 11 itens da pauta desta quarta-feira (dia 1º). O projeto, que tem como relator o senador Geraldo Cândido (PT-RJ), regulamenta dispositivo constitucional referente às normas que visam facilitar o acesso dos deficientes a espaços públicos, meios de transporte e de comunicação, edifícios e mobiliário urbano.
Geraldo Cândido destaca que o objetivo do projeto é dar dignidade ao deficiente físico. Desde a Constituição de 88, observa, já estavam previstas normas específicas para a construção de prédios e logradouros públicos adaptados aos portadores de deficiência, mas a matéria não foi regulamentada.
Em decisão terminativa, a CAS também examina na quarta-feira substitutivo do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) a projeto do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) que torna obrigatória a concessão de emprego a pessoas portadoras de deficiência física.
A pauta de quarta-feira da CAS prevê ainda a análise de outros três projetos de iniciativa da Câmara e, entre eles, o que visa equiparar a atividade de peão de rodeio à de atleta profissional. Três projetos do senador Tião Viana (PT-AC) estão na pauta da comissão e um deles trata da criação do Dia Nacional de Vacinação contra a Hepatite B.
SAÚDE
Na terça-feira (dia 29), a CAS promove audiência pública com o objetivo de apresentar a estrutura e as funções da Agência Nacional de Saúde e a legislação dos planos e seguros de saúde. Participam da reunião o presidente da agência, Januário Montone, e dois diretores, João Luís Barroca Andréa e Maria Estella Gregori. O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) foi o autor do requerimento para a realização da audiência.

25/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS ANALISA NORMAS PARA ACESSOS DE DEFICIENTES FÍSICOS

CAE APROVA ISENÇÃO DE IPI PARA DEFICIENTES FÍSICOS

TV Senado discute acessibilidade para deficientes físicos

Aprovada isenção de IPI para automóveis de deficientes físicos e taxistas

Projeto estende prazo do seguro desemprego para deficientes físicos

Gim Argello propõe laudo pericial único para deficientes físicos