CAS analisa permissão para rede privada atender acidentes do trabalho



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reúne-se nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, para analisar pauta de sete itens, entre os quais o parecer do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) favorável ao projeto de iniciativa da Câmara que possibilita, nas localidades onde o Sistema Único de Saúde (SUS) não contar com unidades próprias, contratadas ou conveniadas para emergência, o atendimento na rede privada de saúde nos casos de acidente do trabalho.

O projeto determina ainda que o trabalhador acidentado deverá dar continuidade ao seu tratamento na rede do SUS assim que as condições clínicas o permitam. O pagamento dos serviços prestados pela rede privada e feito pelo trabalhador ou pela empresa será ressarcido pelo SUS mediante comprovação de gastos. A comunicação do acidente do trabalho é indispensável para a instauração do processo de ressarcimento.

Também está na pauta da CAS parecer do senador Ademir Andrade (PSB-PA) defendendo a aprovação de projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que dá ao empregado doméstico o direito a férias anuais remuneradas de 30 dias, com pelo menos um terço a mais que o salário normal. O empregado doméstico que for despedido sem justa causa antes de completar 12 meses de serviço terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias.

Outra matéria que deverá ser apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais é o parecer do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) favorável ao projeto da Câmara dos Deputados que cria o Conselho Federal e Conselhos Regionais dos Despachantes, visando estabelecer os direitos e deveres da categoria. Em seu parecer, o relator propõe que a matéria seja encaminhada à Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ) para análise a respeito de sua juridicidade e constitucionalidade.



15/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mutirão de mamografia vai atender 100 mil mulheres na rede pública e privada

Rede privada de saúde poderá atender casos de urgência do SUS

CAS analisa permissão para a venda de medicamentos em supermercados

CAE analisa permissão para pessoa física refinanciar débitos com o Fisco

Senado aprova permissão para médicos militares atuarem na rede pública de saúde

Senadores decidirão sobre permissão de falta ao trabalho para prestar concurso