CAS APROVA DIREITO DE HERDEIRO AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), aprovou hoje (dia 1º) projeto de lei que estende aos dependentes econômicos do empregado falecido o direito de ajuizar ações trabalhistas. Conforme a proposição, que emenda a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em caso de morte do trabalhador os parentes mais próximos têm prioridade de reclamar possíveis infrações trabalhistas. Esse direito será exercido nesta ordem, segundo o Código Civil: filhos, pais, cônjuge, tios e primos.

- A inclusão do dispositivo preenche uma grave lacuna existente em nossa CLT - afirmou o relator do projeto na CAS, senador Waldeck Ornelas (PFL-BA). Ele ressaltou que o projeto, de iniciativa da Câmara dos Deputados, resguarda ainda o direito ao acesso às anotações trabalhistas para fins previdenciários.

O senador Osmar Dias (PSDB-PR) informou na reunião da CAS que proposta de emenda constitucional de sua autoria, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com o objetivo de igualar o prazo dado para pleitear a reparação de infringências aos dispositivos trabalhistas entre empregados rurais e urbanos.



01/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA PROJETO SOBRE O DIREITO DE DEPENDENTE AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA

DEPENDENTE PODERÁ AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA

SUPLICY ANUNCIA QUE PODE AJUIZAR AÇÃO EM DEFESA DO BANESPA

Aprovado prazo maior para Defensoria Pública ajuizar ação

Herdeiro indigno poderá perder automaticamente direito a bens

Herdeiro indigno poderá perder automaticamente direito a bens