DEPENDENTE PODERÁ AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA
Projeto que estende aos dependentes econômicos de empregado falecido o direito de ajuizar ação trabalhista foi aprovado hoje (quarta, 13) pelo Plenário. A proposta prevê que o dependente econômico que tenha vivido comprovadamente às custas do empregado falecido receberá parte das indenizações determinadas pela Justiça do Trabalho em igualdade de condições com os sucessores legítimos.
O projeto foi apresentado na Câmara pela deputada Rita Camata (PMDB-ES) e, no Senado, recebeu parecer favorável do senador, hoje licenciado, Waldeck Ornelas (PFL-BA). O objetivo da proposta, conforme a autora e o relator, é adequar o texto da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)à Constituição de 88 na parte que trata de prescrição de direito trabalhista - de cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato, e de até dois anos após o fim do contrato para o trabalhador rural. O projeto vai à sanção presidencial.
Na mesma sessão de hoje (quarta, 13), o plenário aprovou projeto que cria 400 novos cargos de agente penitenciário na Polícia Civil do Distrito Federal. Pela Constituição, compete ao governo federal organizar a manter a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de Brasília. Na exposição de motivos que o presidente da República enviou ao Congresso, o ministro da Justiça pondera que no DF existem 6 presidiários para cada agente penitenciário, quando a ONU recomenda um agente para cada três presos. A proposta foi relatada favoravelmente pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).
O plenário votou também favoravelmente à redação final do projeto que aprova o texto do Estatuto da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado. No mês passado, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) apresentou emenda para deixar claro que o Brasil estava retornando à Conferência de Haia, após cerca de 20 anos de afastamento.
13/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO VOTA PROJETO SOBRE O DIREITO DE DEPENDENTE AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA
CAS APROVA DIREITO DE HERDEIRO AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA
SUPLICY ANUNCIA QUE PODE AJUIZAR AÇÃO EM DEFESA DO BANESPA
Aprovado prazo maior para Defensoria Pública ajuizar ação
Dependente com até 32 anos poderá ser incluído no IR
Mutuário da CEF dependente de seguro-desemprego poderá ter prestações suspensas