Aprovado prazo maior para Defensoria Pública ajuizar ação



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em decisão terminativa, nesta quarta-feira (15), substitutivo do senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) a projeto de lei do Senado (PLS 347/08) que altera o Código de Processo Civil (CPC) para ampliar para 60 dias o prazo dado à Defensoria Pública para ajuizar a ação principal nos processos em que medida cautelar preparatória tenha sido concedida. Para os demais casos, fica mantido o prazo de 30 dias fixado pelo CPC para que a parte beneficiada com o deferimento de medida cautelar preparatória ingresse com o processo principal.

Originalmente, o PLS 347/08 estendia o prazo estipulado pelo CPC para ajuizamento da ação principal de 30 para 60 dias de forma indistinta. Entretanto, Antonio Carlos Junior avaliou que a medida prejudicaria a celeridade na prestação jurisdicional, por atrasar o encaminhamento da ação principal. Essa possibilidade só foi admitida pelo relator para a Defensoria Pública, instituição que, em geral, enfrenta sobrecarga de trabalho e é encarregada de viabilizar o acesso à Justiça pela população carente.

Segundo assinalou no parecer, tanto o autor da ação quanto o réu têm interesse em definir a situação processual em prazo exíguo: "o autor, por querer alicerçar a cautelar com informações e provas adicionais, e o réu, por querer definir o próprio direito, suspenso enquanto durar o efeito da cautelar."

A medida cautelar tem por objetivo assegurar um direito, evitar que ele pereça. O processo principal vem em seguida, com informações e provas adicionais. Um exemplo disso: o cidadão entra com uma medida cautelar para tirar o seu nome do Serasa, incluído indevidamente na relação daqueles que têm pendências financeiras. Depois, entra com o processo principal para provar que não é devedor.

Simone Franco e Rita Nardelli / Agência Senado



15/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que aumenta prazo para ajuizamento de ação por defensoria pública

DEPENDENTE PODERÁ AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA

CAS APROVA DIREITO DE HERDEIRO AJUIZAR AÇÃO TRABALHISTA

Aprovado projeto que determina comunicação imediata de prisão em flagrante à Defensoria Pública

CCJ votará prazo maior para ação destinada a punir agente público no caso de enriquecimento ilícito

SUPLICY ANUNCIA QUE PODE AJUIZAR AÇÃO EM DEFESA DO BANESPA