CAS aprova projeto que beneficia mulheres carentes
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (22) parecer do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) a projeto apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que reduz de 65 para 60 anos a idade para que as mulheres possam receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo (PLS 15/05).
O Benefício de Prestação Continuada, implantado em 1996, é um dispositivo de proteção social - o chamado mínimo social - pago na forma de prestações mensais. Ele é destinado a pessoas idosas ou com deficiência, homem ou mulher, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
O aumento das despesas, decorrente da aprovação do projeto, será compensado pela margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado explicitada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A sugestão, que altera o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/03) foi apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima, da cidade de Governador Valadares (MG).
A proposta segue agora para análise do Plenário.
Trabalho
Na mesma reunião, a CAS aprovou projeto de resolução de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui a Frente Parlamentar pela Valorização do Trabalho (PRS 30/07). Na avaliação de Paim, a Frente será um importante fórum para se traçar caminhos no combate ao desemprego e ao subemprego. Ele informou que mais de 60 senadores já apoiaram a idéia. A Frente irá reunir-se nas dependências do Senado.
Foi aprovado ainda requerimento de autoria da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), que preside o colegiado, solicitando realização de audiência pública para debater a atual situação dos planos e seguros privados de saúde e a regulação do setor. A data dessa audiência ainda será marcada.
22/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto aprovado pela CE beneficia alunos carentes
SUPLICY QUER MELHORAR PROJETO QUE BENEFICIA FAMÍLIAS CARENTES
Projeto Com escola tem rancho beneficia 60 famílias carentes de Porto Alegre
Projeto que cuida da qualidade de vida de mulheres carentes no Rio recebe prêmio ODM Brasil
Projeto institui programa de habitação para famílias carentes sustentadas por mulheres
Senadores aprovam projeto que institui programa de habitação para famílias carentes sustentadas por mulheres