CAS debaterá fusões e desemprego no setor aéreo
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir o impacto das fusões entre companhias aéreas, bem como o mercado de trabalho do setor. Requerimento com essa finalidade, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (28). A senadora decidiu pedir a discussão após o encerramento das atividades da WebJet, subsidiária da Gol Linhas Aéreas, que resultou na demissão de todos os funcionários.
Na opinião da senadora, as decisões das empresas aéreas geram impacto social importante. Para ela, a concentração da execução de serviço de transporte aéreo em poucas empresas prejudica tanto os trabalhadores como o consumidor. Por um lado, ressaltou, os trabalhadores sofrem com as demissões e, por outro, os consumidores pagam preços elevados pelas passagens aéreas.
O presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT), informou que a aviação civil emprega cerca de 50 mil pessoas. Os funcionários demitidos pela Webjet, disse o senador, esperam que o Ministério do Trabalho e Emprego interceda para que a Gol volte atrás na decisão.
Para debater o tema, a senadora ana Amélia sugeriu que sejam convidados o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt; representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Gol Linhas Aéreas; o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato; o coordenador do curso de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Hildebrando Hoffmann; e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Monsão Mollo.
28/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE debaterá crise no setor aéreo
CI debaterá novo modelo para setor elétrico
Audiência da CRA debaterá propostas para o setor pesqueiro
Governo estimula negociação no setor aéreo
Plano de modernização do setor aéreo em pauta
Ana Amélia se diz preocupada com greve no setor aéreo