CAS examina projeto que beneficia idosos e deficientes



O benefício de prestação continuada concedido a idosos e deficientes, no valor de um salário mínimo, poderá ser estendido a pessoas cuja renda per capita familiar seja de até meio salário mínimo, correspondente a R$ 90, conforme projeto de autoria do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) a ser examinado pela Comissão de Assuntos Sociais nesta quarta-feira (dia 9), a partir das 9h. O benefício é concedido hoje a idosos e deficientes que comprovem não exercer atividade remunerada e terem renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 45.

A medida modifica a Lei nº 8.742, de 1993, e deverá ser submetida a decisão terminativa da comissão. A senadora Maria do Carmo (PFL-SE), relatora da matéria na CAS, emitiu parecer favorável à aprovação.

Também em decisão terminativa, a comissão deliberará sobre proposta do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que permite o saque da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia de Tempo do Serviço (FGTS) para o pagamento de cirurgias. O relator da matéria, senador Tião Viana (PT-AC), apresentou parecer favorável à aprovação, com emendas sugeridas por ele.

Na mesma reunião, os senadores vão analisar o relatório de auditoria de desempenho realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em que é avaliado o sistema nacional de prevenção e combate aos incêndios florestais no período de agosto a outubro de 1999.

04/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina projeto que beneficia idosos

CAS examina projeto que beneficia idosos

Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais

Aprovado pela CAS projeto que beneficia deficientes

CE APROVA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES VISUAIS

CCJ APROVA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES FÍSICOS